CFCX abre 16º Semana da Fotografia de Caxias do Sul com palestra
12/08/2023 :: Fotoclubismo: Paixão pela Fotografia

(Clique nas imagens para visualizá-las na íntegra)

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, a Semana da Fotografia é uma ação colaborativa entre instituições, entidades culturais e educacionais visando debater, refletir, investigar e fomentar os processos de criação, produção e pesquisa relacionados à fotografia. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com instituições de ensino, empresas e profissionais da área.

Este ano o CFCX teve a honra de ser convidado para a abertura do evento com a palestra "Fotoclubismo: Paixão pela Fotografia", ministrada pela presidente Marcia Marchetto, Carlos Gandara, presidente da CONFOTO, e Marilise Cesa, um time engajado na preservação da memória cultural do clube e do fotoclubismo como um todo.

A abertura aconteceu dia 12 de agosto às 16h na Sala de Cinema Ulysses Geremia no Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, tendo como responsável a Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, representada por sua diretora Mona Carvalho.

Na ocasião, os palestrantes enalteceram a importância do fotoclubismo para reunir pessoas com o mesmo vínculo da paixão por fotografar, onde reuniões, passeios, viagens, workshops e palestras enriquecem a todos tecnicamente, criando laços de amizade e união. Marilise Cesa e Márcia Marchetto mostraram imagens no telão do teatro contando a história do clube desde sua fundação há 43 anos. Gandara deu seu depoimento pessoal sobre seu início tímido na fotografia até o presente momento como atual presidente da CONFOTO, transmitindo a todos presentes a importância de manter jovem e ativa as entidades fotoclubistas no país todo.

O CFCX agradeceu a todos envolvidos por esta grande oportunidade e colocou-se à disposição do público para que conhecem de perto suas atividades.